Cosméticos e Dermocosméticos -Qual a diferença?






Tudo muda e a cada dia surgem coisas novas, o mesmo acontece com os termos utilizados pelos profissionais no mundo da beleza,e se for pesquisar esse assunto a fundo podemos perfeitamente chegar aos tempos de Cleópatra, onde tem inúmeros relatos de seus banhos com leite. e o termo "cosmético" vem do grego kosmetikós,que quer dizer "serve para ornamentar", tudo haver com o início da humanidade onde usava-se sálvia pra clarear os dentes e açafrão pra colorir os lábios.Isso que podemos chamar de "se vira nos trinta"haha, achei bacana esse assunto e vim dividir com vocês.
Dermocosméticos ou cosmecêuticos, são produtos para o tratamento da pele,atingindo as camadas mais profundas,compostos por modernas substâncias que comprovam sua eficácia e efeito terapêutico por meio de estudos clínicos.Precisa ter regulamentação  da  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) e é considerado como cosmético grau 2, produtos com indicações específicas e características que exigem comprovação de segurança e eficácia, como também informações e cuidados quanto ao modo de usar e supostas restrições.O produto dermocosmético,age de forma intermediária entre os cosméticos e os medicamentos, ou seja, necessita de um dermatologista, pra indicar um tratamento ideal,então não se arrisque, procure um profissional para um acompanhamento. 
A maioria são hipoalergênico e não comedogênico (não obstrui os poros), também podem ser manipulados, vai do tipo de tratamento prescrito.
Quando se fala em produtos pra pele como, cremes para tratamentos ou prevenção de rugas e linhas de expressão, flacidez no rosto ou no corpo como pernas e braços, ou flacidez pós cirurgias e gravidez, manchas, estrias e afins, inclusive protetor solar; os dermocosméticos são os mais indicados pela rica formulação de princípios ativos capazes de proporcionar efeitos imediatos, quando não permanentes (depende do caso e manutenção ) assim como efeitos gradativos e duradouros.E tem sido cada dia mais implantado e popularizado nas maquiagens Antiage , com propriedades anti-envelhecimento e já está presente em bases,primers, corretivos, batons,protetores labiais e até em produtos capilares.
Claro, por melhor que seja, nada faz milagres, tudo depende do que corrigir ou da disciplina em como prevenir, e  vale ressaltar, sem estresse, não precisa com 15 anos usar esse tipo de produto, mas vale repensar sobre o assunto e ficarmos atentas a esse tipo de benefício a nosso favor.
Portanto quando precisar ou quiser um tratamento procure um profissional e converse sobre o assunto, se Cleópatra vivesse hoje, certamente teria seu dermatologista rs. E ao escolher maquiagens na hora de comprar,  preste atenção neste "pequeno detalhe" que amanhã tudo indica que fará uma grande diferença. =)






2 comentários:

  1. Bom saber, amiga!! =)
    Uma perguntinha: os produtos dessas marcas como Avene, Roc, Vichy, La Roche-Posay etc., são considerados dermocosméticos?
    Valeu!!
    Bjão!! :*

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante esse assunto né amiga, vi na faculdade e achei bacana compartilhar =) Pelo que sei são, não sei se todos da linha, mas a maioria .

    beijos e obrigada sempre =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...